www.elianeaccioly.net

VIDA SE FAZ POR CONTÁGIO

Textos

Lelouch _ Ces amours lá _ dentro do filme, lances de musical
Resenha de Eliane Accioly do filme:

"Esses amores", de Claude Claude Lelouch.
Título original: "Ces amours çà".
Elenco: Audrey Dana, Dominique Pinon, Samuel Labarthe, Lauren Couson entre outros, um grande elenco em número de artistas e qualidade de interpretação. Anouk Aimée, personagem que encontra-se em um trem rumo a campo de extermímio, linda como sempre, atemporal.

A história se passa na França ocupada pelos nazistas e o colaboracionismo da França de Pètain que Lelouch denuncia, liberto de qualquer ideologia ao mostrar o ser humano em suas contradições, dramas, pureza, maldade e armadilhas que o colhem em sua vida.

O fio narrativo a vida de Ilva (Audrey Dana), sua origem e seus amores. Lelouch  magistral. No inicío do filme flashes de personagens cada qual em sua vida e ocupações e em diferentes países.  Uma delas a mãe de Ilva, ex-atriz pornô que encontra um homem bom quando Ilve dançava em uma festa pela primeira vez, aos quinze anos. (na França, Paris). Este padrasto o pai que Ilva encontrou, continuou cuidando dela após a morte de sua mãe. Cada personagem terá um sentido no filme.

Uma história de amores sob o fundo da França ocupada e colaboracionista, assim como com a resistência francesa. Filme pleno das lembranças do cineasta tanto em closes de outros filmes, como em se incluir personagem, um menino de origem judaica, protegido pela lanterninha do cinema de seu padastro, na época da perseguição aos judeus, na França ocupada. O filme tem o pós guerra...

Vale a pena.
Eliane Accioly
Enviado por Eliane Accioly em 27/08/2011
Alterado em 27/02/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras