www.elianeaccioly.net

VIDA SE FAZ POR CONTÁGIO

Textos

Melhores amigas
Tereza e Canducha, melhores amigas
Enraizadas, pelas famílias de origem. Deixa ver: Tereza neta da matriarca Joana, Celeste, mãe de Tereza, irmã de Dália, a avó paterna de Canducha. Tereza nasce negra como Joana. João Lousada, pai de seis filhos, e duas da irmandade, Celeste e Dirca, filhos de João Lousada com Joana.  
As duas meninas crescem entremeadas. Suas histórias das origens, elas mesmas teriam de colocar em palavras: nada nunca foi falado. Por que? Também não era falado porque não podia. Mas não falavam, havia um não, uma proibição? Paulista, o quarto filho de João Lousada e Maria, mora até hoje, na casa de Joana e Celeste.
Bom, mas agora, precisamos parar um pouco em Canducha, filha do Brasil e da Mariinha. O certo é que Canducha perde o pai aos oito anos de idade. E Mariinha, viúva aos trinta e dois.
Não vamos agora entrar no passado de Canducha, mas de seu momento presente, momento de olhar para o terremoto que tendo sido a passagem do Brasil, ainda repercute hoje, nela. . Na família, querida e acolhedora, imperava o silêncio, o não falar das histórias vividas pelos antepassados. Não falar entre eles, nem  da morte precoce de Brasil.
Casada com Rogerio, três filhas,genros e a netaria. Psicanalista e artista plástica, escritora, uma mulher que convoca e usa as palavras por escrito, no papel, Canducha chega a um momento de precisar de uma escuta masculina. Necessidade palpável. Viveu muito entre mulheres, fazendo todas as coisas que fez e faz. Encontra Elias, psicanalista, e tecem juntos, os acontecimentos ocorridos com Pedro Accioly, do qual a Dália é viúva, e com Brasil, seu pai. Na verdade, as circunstancias da morte de cada um deles, por suicídio. Jogam luz, falando do não dito antes. E Canducha, ainda vem se libertando, até hoje.
De Tereza, vamos falar aqui da negritude. Ela e Canducha, nascidas na cidade de Ventania, em Minas Gerais. Na família, também não se falava da negritude de sua matriarca venerada por todos eles, a Joana.  E em Ventania Canducha, por nascer branca, na família da qual nasceu, tratada como princesa. Já Tereza, por ser negra, tratada possível futura lavadeira, quando muito, chegar à rainha do congado.
Eliane Accioly
Enviado por Eliane Accioly em 08/02/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras